terça-feira, 7 de julho de 2009

Um Sonho e uma Visão para Lisboa


1. A Proposta para Discussão Pública da Carta Estratégica de Lisboa 2010 - 2024

A Proposta da Carta Estratégica de Lisboa 2010-2024 foi apresentada e aberta à discussão pública no passado dia 3 de Julho .

Com o objectivo de constituir uma referência para a coesão territorial e desenvolvimento sustentável da cidade de Lisboa num contexto de globalização , destacaram-se no inicio da elaboração da Carta Estratégica de Lisboa 2010 - 2024 por iniciativa da CML , 6 eixos de reflexão :

- recuperação , rejuvenescimento e equilíbrio social ;
- segurança e inclusão ;
- sustentabilidade e eficiência energética ;
- inovação , criatividade e competitividade ;
- identidade ;
- governação e participação.

O trabalho produzido pelo comissariado - coordenado por João Caraça e integrado de Ana Pinho , Graça Dias , Tiago Farias , Augusto Mateus , Simonetta Afonso , João Seixas - com a realização de seminários participados e enquadramento de estudos estratégicos sectoriais em curso na CML , constitui a Proposta " Carta Estratégica de Lisboa 2010 - 2024 - Um compromisso para o futuro da cidade " .

Em 1992 a CML de forma inovadora em Portugal - os Planos Estratégicos têm a sua primeira aplicação em 1982 na cidade de São Francisco e depois em Espanha a partir do Plano Estratégico de Barcelona em 1982 para preparação dos Jogos Olímpicos de 1992 - aprovou o I Plano Estratégico de Lisboa que serviu de enquadramento ao PDM de 1994 e a projectos estruturantes como Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura , Expo 98 , estrutura verde da cidade . Retoma - se agora a elaboração deste instrumento de planeamento e desenvolvimento da cidade quando a CML se confronta com a revisão do PDM e a tomada de decisão sobre novos projectos estruturantes , como a frente ribeirinha e o porto , a revitalização , reabilitação e colmatação dos vários territórios da cidade , a implantação de infra-estruturas e equipamentos estruturantes , a ambicionada afirmação de Lisboa num contexto internacional .
A Proposta da Carta constitui-se como referência de um processo estruturado e aberto à participação , com o cidadão como protagonista central e a quem a Proposta é dirigida . Quatro orientações mestras " quatro pontos cardeais " esboçam os vectores estratégicos que os 6 eixos de reflexão proporcionaram , para que Lisboa reduza as desigualdades e disfuncionalidades e " aumente a sua relevância internacional " :

I - O compromisso com uma nova prática " quanto à persistência de um conjunto de grandes objectivos " tomando " a cidade como lugar de negociação dos conflitos e das diferenças " .
II - O reassumir da centralidade de Lisboa capital com " fundas raízes históricas " aberta ao Tejo e ao
Mundo , " caminhando para o desenvolvimento de grandes redes metropolitanas , para a viabilização de plataformas de conectividade internacional " mas sempre " percepcionada através dos cinco sentidos " .
III - A descentralização administrativa e a transformação numa cidade de bairros , unidades estruturadas de " vivências diversificadas " com uma " escala humana " equipamentos , serviços e actividades numa lógica de proximidade da habitação sem perder a " consciência da sua existência colectiva " e da sua integração na " grande região de Lisboa " .
IV -O entender Lisboa como " cidade da descoberta " tomando o património natural e construído como " plataforma para o surgimento de oportunidade, de criatividade, de empreendorismo (mais uma bengala da teoria )" cidade de " tudo a acontecer," "criação de emprego e oportunidade económica " sem " descuidar da equidade, solidariedade, coesão e acolhimento do outro " .
Integrada no ponto cardeal IV considero de realçar a proposta " as novas escolas deverão ser implantadas nos mais belos espaços da cidade, assumindo-se como observatórios da polis " .

Na visão de Lisboa 2024 a sua " alma múltipla " conviverá com a sua diversidade de recantos únicos , o Tejo , as redes globais de conectividade . " Lisboa será descoberta. E os lisboetas sonharão com o futuro . "

A visão afigura-se-me excessivamente teórica , enevoada, alma plena em corpo indefinido.
Lisboa surge-me prisioneira de si própria, egoísta, sem se articular e complementar estrategicamente com os diversos níveis da sua interdependência territorial (AML, Região, País, Península, Europa, África , Atlântico , Mundo ) .
Não se destacam ainda medidas prioritárias para acorrer a problemas já bem caracterizados e que exigem soluções urgentes - coesão social, mobilidade, reabilitação, espaços públicos...

2. A lição de Jaime Lerner

Jaime Lerner, arquitecto e urbanista , 3 vezes eleito perfeito de Curitiba , referência maior da reabilitação e revitalização urbana , governador do Estado do Paraná ,presidente da União Internacional de Arquitectos , pedagogo da cidade , presente na apresentação da Proposta da Carta Estratégica de Lisboa 2010 - 2024, com a tranquila sabedoria da experiência vivida, referiu incisivamente : " uma cidade pode ser mudada em menos de 3 anos, com vontade politica e solidariedade " assente em 3 vectores " mobilidade, sustentabilidade, tolerância " e com claro respeito pela sua "identidade ".
" A cidade é como um retrato de família que não se rasga ... não existe parte feia na cidade que não se possa transformar " prosseguiu Jaime Lerner que recomendou ainda o ensino da cidade às crianças ,como a mobilidade , a topografia , onde estão os rios e colinas ... " o retrato de família " .
A concluir , como recomendação certeira " nós não temos a vida toda para planear . Inovar é começar. "

3. Um Sonho e uma Visão para Lisboa



A cidade requer soluções simples e criativas . Como o sistema não subsidiado de transportes públicos de Curitiba , um êxito .
É necessária uma vontade politica solidária - tanto mais pertinente quando se aproximam as eleições autárquicas de Outubro - e a adopção de soluções simples e criativas . Foque-se o retrato de família e volte-se à lição de Jaime Lerner. Encontremos um sonho colectivo a que nos dediquemos profundamente... e logo que se proporcionar, um pouco só que seja desse sonho, não mais o abandonemos.

Um Sonho para Lisboa : O das suas crianças e jovens conhecerem e cuidarem da Cidade .
Uma Visão para Lisboa : Capital em Portugal / Centralidade na Europa / Porto no Atlântico / Porta no Mundo .

1 comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho!
    acabei de fazer um post (e um link)em http://claac.blogspot.com

    CLAC - Cidadãos Lisboetas Apoiam António Costa

    ResponderEliminar